![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTJgntet1HUNSgnSLUMN0g4wtFNTA5azZcC_KCelapNYgIIwWu4owbzuSYLALpJTtbZGdKg2iS2rl7IwDxkb31pr-Rytlwi89rFqgmierBSCKC2ejdAw0KDECxta1Q4el0__KH1hLVp5T6/s200/osteoporose01_thumb%255B4%255D.jpg)
Já em 1999, três estudos da UT Southwestern Medical Center de Dallas, demonstraram e comprovaram cientificamente que o Citrato de Cálcio é melhor absorvido pelo nosso organismo do que o Carbonato de Cálcio, sendo mais efetivo na prevenção da Osteoporose em mulheres na Pós-Menopausa.
A Osteoporose (Doença Degenerativa dos Ossos) consiste em uma grande ameaça, sendo que 40% das Mulheres e 13% dos Homens tendem a sofrer uma fratura óssea devido à Osteoporose durante suas vidas.
Dois destes estudos avaliaram a absorção dos dois compostos de Cálcio, tendo sido publicados um no volume de Novembro-1999 do American Journal of Therapeutics e outro no volume de Dezembro-1999 do Journal of Clinical Pharmacology.
O terceiro estudo, também reportado no mesmo volume do primeiro jornal, comparou o efeito do Citrato de Cálcio ao do placebo (substância inativa para controle do estudo) na prevenção à perda óssea.
Todos as pesquisas confirmaram os benefícios do Citrato de Cálcio, sendo este melhor absorvido em cerca de 22 a 27% do que o outro composto, quando administrado em jejum ou com uma refeição.
Os resultados mostraram que, mesmo sob as condições mais favoráveis, o Carbonato de Cálcio sequer se compara ao Citrato de SÓDIO, que é absorvido cerca de duas vezes e meia mais rapidamente do que o próprio Carbonato de Cálcio. Daí, podemos concluir que a eficácia do Citrato de Cálcio além de ser muito maior não coloca em risco seus usuários a terem problemas de formação de Cálculos Renais, que podem ser criados pelo Carbonato de Cálcio.
Dessa maneira, de acordo com esses estudos, o Citrato de Cálcio pode ser utilizado como forma única de tratamento na prevenção contra a Perda Óssea em Mulheres na Pós-Menopausa, em que esta perda acontece de forma acelerada. Daí a importância da suplementação com a forma correta de Cálcio, para não correr o risco de prevenir a Osteoporose e em conseqüência passar a sofrer com Cálculos Renais. É importante lembrar sobre os sérios riscos que estes Cálculos podem causar em nossa Saúde.
Fonte American Journal of Therapeutics