sexta-feira, 11 de março de 2011

Problemas são oportunidades disfarçadas


Tenho visto muita gente reclamando da vida nos últimos meses, principalmente em virtude da crise financeira. Já abordei o tema em alguns textos Taleb, o paladino; A crise e a produtividade; e Taleb novamente e não sou, efetivamente, a pessoa mais indicada para falar do assunto e fazer as previsões de futuro por que todos anseiam.

O fato é que o dinheiro sumiu  - e isso abalou muitas indústrias. Algumas, no entanto, têm a chance de socorrer o mercado, revitalizar setores, multiplicar oportunidades. Não estou falando em vender botes em enchente, mas de realmente contribuir com algo valioso num momento de revéses.

O filme a seguir ilustra, de forma bastante lúdica, a situação descrita. Ofereço uma interpretação estritamente pessoal, mas espero que você encontre sentido nela. É um vídeo muito curioso, daqueles que a gente tem uma surpresa no final e fica com vontade de rever. Para não estragar o desfecho, sugiro que você assista-o e depois leia a parte final.


Surpreendente, essa campanha foi a grande vencedora do festival de Cannes de 2007. Coisas muito estranhas acontecem no filme e a gente fica perguntando qual o sentido disso tudo. Por que esse sujeito esquisito age dessa maneira?

No final das contas a gente percebe que ele é alguém - ou melhor, algo - que está à nossa volta o tempo todo. Mas é preciso personificá-lo, dar uma aparência, um rosto (ainda que aquele!) para podermos perceber a diferença que faz na nossa vida.

E, mais incrível ainda, podemos transformar as peças que ele nos prega (o filme é bastante visual nisso) em algo a nosso favor. Recursos que estão presentes na nossa vida, desde sempre, parecendo até nos incomodar.

Quantas coisas mais também são assim? Que outras chatices da vida podem se transformar em algo benéfico? Quantas oportunidades pulam na nossa frente disfarçadas de problemas? Que grandes idéias poderão transformar isso em negócio e, claro, em dinheiro? Porque é o que a Epuron faz: transformar recursos naturais - nesse caso o vento - em energia limpa e barata.

Onde será que está ventando hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário