A Aloe Vera é geralmente chamada de a planta milagrosa, a cura natural, dentre outros nomes que sobreviveram por 4.000 anos, nos quais essa planta tem beneficiado a humanidade.
George Ebers em 1862 foi o primeiro a descobrir o uso da Aloe na antiguidade, em um antigo manuscrito egípcio datado de 3500 AC, o qual foi, de fato, uma coleção sobre ervas medicinais. Outros pesquisadores, desde então, descobriram que a planta era usada também pelos chineses e indianos antigos. Médicos gregos e romanos, como Dioscorides e Plínio, usavam Aloe obtendo maravilhosos efeitos e legendárias sugestões que persuadiram Alexandre O Grande a capturar a ilha de Socotra, no Oceano Índico, com o intuito de obter sua rica plantação de Aloe para curar seus soldados, feridos nas guerras. As rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra tributaram grandiosamente a Aloe, como sendo o melhor tratamento de beleza. Naqueles tempos, beleza e saúde estavam intimamente ligadas, muito mais que estão atualmente.
Mesmo existindo 200 espécies de Aloe, há provavelmente apenas 3 ou 4 com propriedades benéficas à saúde. Dessas, a Aloe Vera Barbadensis (Miller), também conhecida como Aloe Vera (Linne), é a mais potente.
Mesmo existindo 200 espécies de Aloe, há provavelmente apenas 3 ou 4 com propriedades benéficas à saúde. Dessas, a Aloe Vera Barbadensis (Miller), também conhecida como Aloe Vera (Linne), é a mais potente.
A Aloe Vera Barbadensis é uma espécie muito suculenta, e se parece mais com um cáctus, mas é de fato membro da família liliáceas, parente da cebola, do alho e do aspargo. A Aloe alcança a maturidade em 4 anos, quando o gel contido dentro de suas folhas, uma espécie de seiva, pode ser preservado e engarrafado para produzir o suco natural da planta.
Para receber os benefícios da Aloe Vera, o gel pode ser bebido, e será proveitoso na medida em que o organismo receba suas qualidades nutricionais. Pode também ser combinado com outros ingredientes para produzir uma loção tópica, que vai nutrir e contribuir para a manutenção da saúde.
POR QUE FUNCIONA ?
Funciona porque fornece um rico coquetel de elementos nutricionais, que combinando sua ação e equilíbrio, produz um efeito muito mais poderoso do que aquele que seria esperado se os elementos estivessem separados, individualmente. Isso ocorre porque eles trabalham como um time, intensificando os efeitos de cada um, o que é conhecido como sinergia. A Aloe também tem propriedades (*) adaptogênicas, o que significa que é uma substância que aumenta a resistência do organismo contra problemas como infecções ou stress.
(*) Adaptógenas ou adaptogênicas: Como o nome diz, essas espécies ajudam o homem a se adaptar ao meio em que vive, aumentando a resistência do organismo nas situações estressantes.
*Sobre o autor
Graduado em 1968 pela Universidade de Leeds, após seis anos no Corpo Médico do Exército Real se tornou clínico geral. É atualmente Sócio Sênior de um Centro de Treinamento prático, com interesses especiais em dermatologia. Trabalhou três anos no departamento de Dermatologia de um hospital regional. Foram esses interesses, combinados com um grande conhecimento das qualidades das plantas medicinais, adquiridos enquanto servia no oriente e na Índia, que o levaram à fascinação pela Aloe Vera. Ele ministra diversas palestras sobre os aspectos medicinais da ALOE e é autor de "Aloe Vera Essencial", seu trabalho definitivo sobre o assunto. Além disso, é pesquisador da GIFTS of HEALTH e, freqüentemente, pesquisador temporário na Universidade de Green e Oxford.
Nenhum comentário:
Postar um comentário