segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A importância de certificações de qualidade para sua tranquilidade

Atualmente diante de tantos produtos existentes no mercado que prometem contribuir para a saúde e bem-estar dos consumidores, cada vez mais torna-se necessário estar alerta quanto a qualidade desses produtos.


Evidentemente, que uma empresa séria, integra e ética, terá entre suas maiores metas, atingir os patamares de excelencia na qualidade de seus produtos. Felizmente há orgãos que mediante um rigoroso processo de análise, avaliam e atestam se este ou aquele produto são dignos de confiança do consumidor. Sendo assim, é importante que o consumidor antes de adquirir um produto, tenha o cuidado de verificar se o produto tem registro em orgãos reguladores, como por exemplo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://portal.anvisa.gov.br ). E ainda se possue certificação de qualidade.
E falando nisso, vamos citar algumas certificações:









Certificado Kosher é um documento emitido para atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. Ele é mundialmente reconhecido e atribuído como sinônimo de controle máximo de qualidade.

O processo de emissão para um Certificado Kosher depende da colaboração e total transparência nas informações que serão permutadas entre ambas: a empresa que fabrica o produto e a entidade judaica que emitirá o documento.
Na primeira etapa deste procedimento, uma pesquisa minuciosa é realizada para levantamento de dados sobre os ingredientes que compõe os produtos (componentes, fluxograma e lista de fornecedores), bem como o processo de fabricação empregado (sistema de caldeiras, vapor, planta da fábrica, etc). Esta pesquisa é realizada via fax, fone e/ou e-mail, onde todas as informações obtidas vão sendo preenchidas e documentadas, em caráter sigiloso, pelo departamento de cashrut responsável pela pesquisa e, se tudo estiver de acordo, com a provável emissão do certificado.
Na segunda etapa, após ter sido constatado que o produto (ou produtos) em questão preenchem as normas da dieta casher, é agendada uma visita de um rabino ortodoxo à fábrica, para que o produto possa ser aprovado. Sem a avaliação de um rabino ortodoxo, perito neste assunto, um Certificado Kosher jamais poderá ser emitido.
O rabino deverá ser acompanhado na fábrica por uma pessoa que responda por todos os detalhes no processo de fabricação. Geralmente esta tarefa é realizada pelo gerente de produção ou gerente de qualidade. Inclusive deve possuir uma ampla visão do planejamento estratégico da empresa (previsão de lançamento de novos produtos e seus prazos, planejamento de testes de outros produtos em determinada linha de produção, se já houve, há ou haverá tercerização de alguns produtos dentro e/ou fora da empresa, etc).
Os produtos continuarão sendo acompanhados periodicamente para que continuem a preencher todos os requisitos que o tornam apto para o recebimento de Certificado Kosher.
O mesmo possui validade internacional de um ano, a vigorar a partir da data na qual é emitido, e poderá ser renovado ao final deste prazo, mediante nova visita do rabino à fábrica.
Um ponto fundamental que deve ser salientado é uma relação de total tranparência que deve ser mantida entre a empresa fabricante e a entidade judaica que aprova o consumo de seu produto para a comunidade judaica. No caso de haver qualquer alteração dos ingredientes ou no processo de fabricação, estes deverão ser imediatamente comunicados ao departamento de cashrut responsável, sob pena de perda de confiabilidade e anulação do certificado.

Islamic Seal of Approval, ou Selo Islâmico de Aprovação, é um documento parecido com um diploma:
- que atesta a qualidade do produto como apto ao consumo,
- a pureza e integridade dos ingredientes que o compõem,
- a adequação de todo o processo de fabricação, embalagem, estocagem e distribuição dentro das mais rigorosas normas de qualidade.

Certificado Halal e o Selo de Garantia Halal é o mecanismo único para que o consumidor muçulmano possa consumir produtos Halal com confiabilidade. É a garantia de que o produto é licito e a unidade produtora segue procedimentos corretos conforme rege a jurisprudência islâmica.
Devido à natureza compulsória do consumidor muçulmano de se alimentar apenas de produtos Halal, seguindo os ensinamentos do Alcorão, e a jurisprudência islâmica. As marcas que obtiverem o status de Halal terão maior aceitação neste gigantesco mercado.
Podemos afirmar que a Certificação Halal agrega pontos positivos à imagem dos produtos e empresas, criando lealdade do consumidor, sendo que, atualmente o mercado consumidor de produtos obrigatoriamente Halal, em todo mundo, gira em torno de um bilhão e oitocentos milhões de consumidores.
Os consumidores muçulmanos associam sua confiabilidade no produto quando esta mesma é certificada e acompanhada por selo da instituição certificadora competente de Halal.
O que é Halal ?
Halal significa lícito é o mesmo que permitido, autorizado (permitido ao consumo humano, legal). Alimentos Halal são aquelas cujo consumo é permitido por Deus. No Sagrado Alcorão, Deus ordena aos muçulmanos e a toda a humanidade a comer apenas alimentos Halal.
Halal também é a base de tudo que é lícito, na política, no social, nos atos praticados (conduta), na justiça, nas vestimentas, nas finanças, etc., é o resultado de um sistema de produção que busca criar mecanismos que contribuam com a saúde humana, criando equilíbrio sustentável em todo seu processo.

As empresas que são autorizadas a licença de uso do logotipo da associação Peta, são aquelas que comprovaram não utilizar de maneira alguma animais para testar seus produtos ou fazer uso de animais para obtê-los.
People for the Ethical Treatment of Animals (PETA – Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) é uma organização dedicada à causa dos direitos dos animais. Ela é contra, entre outras coisas, à criação industrializada de animais, ao uso de peles, à reprodução animal para estimular defeitos congênitos e a testes em animais. APETA acredita que os "animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento". http://www.peta.org/
Concelho Internacional de Aloe surgiu em 1981 como uma Associação que protegia o consumidor contra falsas informações e etiquetagens enganosas. Nos finais de 1982, já formavam parte do concelho 25 empresas e em 1985 estabeleceu-se um sistema de provas realizadas por um laboratório independente para que inspecionasse e examinasse a pureza dos produtos de Aloe Vera. A certificação do International Aloe Science Council garante aos consumidores a qualidade dos produtos elaborados a base de Aloe Vera e atesta a confiabilidade da empresa certificada. http://www.iasc.org/
Um outro detalhe super importante, é a credibilidade que a empresa fabricante do produto em questão tenha no mercado. É evidente que uma empresa que tenha mais de 30 anos de sucesso não só no país de origem, mas em todo o mundoé confiável. Diante da concorrência acirrada no mercado, somente empresas sólidas, eficientes e éticas conseguem permanecer tanto tempo sendo considerada líder em seu campo de atuação.
Considere isso na próxima vez que for adquirir produtos para seu bem estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário